1. Endomarketing nas empresas: uma nova prática do RH estratégico
  2. O que é turnover: guia completo para reduzir a rotatividade
  3. Produtividade no trabalho: 9 dicas para produzir mais e melhor
  4. Atração e Retenção de Talentos: descubra como se destacar!
  5. Engajamento de equipes: como manter os colaboradores motivados?
  6. Indicadores de RH: o segredo para tornar seu RH estratégico
  7. [Case de Sucesso] De candidato a Head de CS e Recrutador
  8. Avaliação de desempenho por competências: faça ou perca talentos!
  9. Como analisar um currículo para sempre acertar nas contratações?
  10. Experiência do candidato: saiba como nunca mais perder talentos!
  11. Soft skills e Hard skills: você sabe qual é mais importante?
  12. Bem estar no trabalho: seus colaboradores estão MESMO felizes?
  13. ETALENT: 4 dicas para automatizar a operação e ter um DP estratégico
  14. RH estratégico: a tendência de mercado que você precisa conhecer
  15. Benefícios Trabalhistas válidos para o final do ano: quais são?
  16. Mau Recrutamento: conheça suas principais consequências
  17. HR Insights apresenta: Mark Roberge
  18. Contratar em marketing digital: como saber se um candidato tenta enrolar?
  19. Melhores estratégias de recrutamento e seleção
  20. Por que as pessoas trabalham?
  21. Produtividade na Empresa: o impacto da qualidade de vida dos funcionários
  22. Business partner: o que é e como você pode se preparar para assumir essa posição
  23. Recrutamento e Seleção: o que é? Do básico ao avançado
  24. Conteúdo prático e de alto nível para RHs que não se contentam em ser operacionais
  25. RH estratégico: fazendo sua carreira decolar!
  26. Porque o RH deve parar de responder ao CFO em 2019
  27. 7 sinais de que a sua empresa não faz os funcionários se sentirem valorizados
  28. Um guia de sustentabilidade para RHs que querem ser protagonistas no tema – Por Ricardo Voltolini
  29. Outplacement: o que é e como conduzir da melhor forma?
  30. Panorama de RH no Brasil busca gerar novas percepções para profissionais da área
  31. Empresas de headhunters: ajudam no recrutamento e…
  32. Seleção de pessoal: o que é, objetivos e diferença entre recrutamento
  33. Técnicas de Recrutamento e Seleção: como recrutar e selecionar no mercado de 2019?
  34. Como um plano de carreira pode motivar a sua equipe?
  35. Técnicas para uma boa gestão de pessoal: 7 dicas para uma gestão de sucesso
  36. Salário emocional: como motivar funcionários através da remuneração?
  37. Inteligência de mercado – saiba o que é e como identificar em um candidato
  38. Engajamento e colaboração na empresa
  39. [Vídeo] People.Tech – Gestão e Cultura Organizacional
  40. Recrutamento — o terceiro atributo crucial de uma startup
  41. Recrutamento em vendas e marketing: por que decidimos focar neles?
  42. Gestão de Pessoas: seis processos para você conhecer
  43. 6 Insights de profissionais que estão moldando um novo cenário de RH
  44. One to One
  45. Indicadores de recrutamento e seleção
  46. Curso soft skills
  47. People.Tech: Aquisição e Desenvolvimento de Talentos
  48. Ferramentas para RH gratuitas
  49. Como Identificar Talentos
  50. Recrutamento Online: o que é e vantagens
  51. Recrutamento e seleção de talentos: como conseguir os melhores?
  52. Redes sociais no recrutamento: como procurar ótimos profissionais online [Guest Post]
  53. Recrutamento externo: descubra suas vantagens e desvantagens!
  54. Tipos de Recrutamento: Interno, externo, misto ou online?
  55. Seleção por competências: O que é, benefícios e como fazer
  56. Recrutamento e seleção em quatro passos: Como funciona a área de Operações da TalentBrand (e porque ela é fundamental para os resultados)
  57. Feedback no processo seletivo: qual é a importância?
  58. Job description: passo a passo para elaborar
  59. Consultoria de RH – O que é e quais tecnologias substituem?
  60. Retenção de talentos: 9 hacks que você nunca imaginou que ajudariam a reter seus talentos
  61. Inteligência Artificial no Recrutamento: o que muda?
  62. Recrutamento e Seleção de líderes: devo usar uma empresa de R&S?
  63. Headhunters: o que são e como eles podem ajudar sua empresa
  64. Banco de talentos: 5 vantagens em contratar empresas de recrutamento
  65. Startup e Recrutamento pelos olhos de um grande investidor americano
  66. Recrutamento e Seleção na empresa: 5 motivos para otimizar
  67. Ferramentas de vendas: 7 para começar a usar agora!
  68. Gestão por competência: a prática que irá revolucionar a GP
  69. O que recrutar tem a ver com vender? | O processo seletivo e seu principal erro
  70. Processos seletivos – cases de sucesso: atração de talentos na Google e Ambev
  71. Softwares para o RH: os melhores para a sua empresa
  72. Como contratar bem? 10 erros para passar longe
  73. Talent Acquisition e Employer Brand em números
  74. Employer Branding e a influência do processo seletivo
  75. Recrutamento com tecnologia: as novas tecnologias e como isso afeta a sua área
  76. Diplomas versus talento: o que priorizar no recrutamento?
  77. RH em startups: quando é necessária uma área de RH?
  78. Budget de Recrutamento: O que incluir no recrutamento de marketing e vendas?
  79. Marketing e Vendas: como conseguir os melhores profissionais?
  80. Como avaliar candidatos em entrevistas feitas por videoconferência
  81. Retenção de Talentos: Como reter jovens talentos na sua empresa
  82. Como contratar um consultor de vendas usando simulação
  83. Livros para RH: 5 obras imprescindíveis para você
  84. Como Contratar Vendedores – O Guia Completo
  85. Customer Success: o Sucesso do Cliente em Foco
  86. Como Treinar e Rampar Times de Alta Performance
  87. Time de Vendas de Alta Performance
sexta-feira, março 22, 2019
  1. Endomarketing nas empresas: uma nova prática do RH estratégico
  2. O que é turnover: guia completo para reduzir a rotatividade
  3. Produtividade no trabalho: 9 dicas para produzir mais e melhor
  4. Atração e Retenção de Talentos: descubra como se destacar!
  5. Engajamento de equipes: como manter os colaboradores motivados?
  6. Indicadores de RH: o segredo para tornar seu RH estratégico
  7. [Case de Sucesso] De candidato a Head de CS e Recrutador
  8. Avaliação de desempenho por competências: faça ou perca talentos!
  9. Como analisar um currículo para sempre acertar nas contratações?
  10. Experiência do candidato: saiba como nunca mais perder talentos!
  11. Soft skills e Hard skills: você sabe qual é mais importante?
  12. Bem estar no trabalho: seus colaboradores estão MESMO felizes?
  13. ETALENT: 4 dicas para automatizar a operação e ter um DP estratégico
  14. RH estratégico: a tendência de mercado que você precisa conhecer
  15. Benefícios Trabalhistas válidos para o final do ano: quais são?
  16. Mau Recrutamento: conheça suas principais consequências
  17. HR Insights apresenta: Mark Roberge
  18. Contratar em marketing digital: como saber se um candidato tenta enrolar?
  19. Melhores estratégias de recrutamento e seleção
  20. Por que as pessoas trabalham?
  21. Produtividade na Empresa: o impacto da qualidade de vida dos funcionários
  22. Business partner: o que é e como você pode se preparar para assumir essa posição
  23. Recrutamento e Seleção: o que é? Do básico ao avançado
  24. Conteúdo prático e de alto nível para RHs que não se contentam em ser operacionais
  25. RH estratégico: fazendo sua carreira decolar!
  26. Porque o RH deve parar de responder ao CFO em 2019
  27. 7 sinais de que a sua empresa não faz os funcionários se sentirem valorizados
  28. Um guia de sustentabilidade para RHs que querem ser protagonistas no tema – Por Ricardo Voltolini
  29. Outplacement: o que é e como conduzir da melhor forma?
  30. Panorama de RH no Brasil busca gerar novas percepções para profissionais da área
  31. Empresas de headhunters: ajudam no recrutamento e…
  32. Seleção de pessoal: o que é, objetivos e diferença entre recrutamento
  33. Técnicas de Recrutamento e Seleção: como recrutar e selecionar no mercado de 2019?
  34. Como um plano de carreira pode motivar a sua equipe?
  35. Técnicas para uma boa gestão de pessoal: 7 dicas para uma gestão de sucesso
  36. Salário emocional: como motivar funcionários através da remuneração?
  37. Inteligência de mercado – saiba o que é e como identificar em um candidato
  38. Engajamento e colaboração na empresa
  39. [Vídeo] People.Tech – Gestão e Cultura Organizacional
  40. Recrutamento — o terceiro atributo crucial de uma startup
  41. Recrutamento em vendas e marketing: por que decidimos focar neles?
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  43. 6 Insights de profissionais que estão moldando um novo cenário de RH
  44. One to One
  45. Indicadores de recrutamento e seleção
  46. Curso soft skills
  47. People.Tech: Aquisição e Desenvolvimento de Talentos
  48. Ferramentas para RH gratuitas
  49. Como Identificar Talentos
  50. Recrutamento Online: o que é e vantagens
  51. Recrutamento e seleção de talentos: como conseguir os melhores?
  52. Redes sociais no recrutamento: como procurar ótimos profissionais online [Guest Post]
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  54. Tipos de Recrutamento: Interno, externo, misto ou online?
  55. Seleção por competências: O que é, benefícios e como fazer
  56. Recrutamento e seleção em quatro passos: Como funciona a área de Operações da TalentBrand (e porque ela é fundamental para os resultados)
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  60. Retenção de talentos: 9 hacks que você nunca imaginou que ajudariam a reter seus talentos
  61. Inteligência Artificial no Recrutamento: o que muda?
  62. Recrutamento e Seleção de líderes: devo usar uma empresa de R&S?
  63. Headhunters: o que são e como eles podem ajudar sua empresa
  64. Banco de talentos: 5 vantagens em contratar empresas de recrutamento
  65. Startup e Recrutamento pelos olhos de um grande investidor americano
  66. Recrutamento e Seleção na empresa: 5 motivos para otimizar
  67. Ferramentas de vendas: 7 para começar a usar agora!
  68. Gestão por competência: a prática que irá revolucionar a GP
  69. O que recrutar tem a ver com vender? | O processo seletivo e seu principal erro
  70. Processos seletivos – cases de sucesso: atração de talentos na Google e Ambev
  71. Softwares para o RH: os melhores para a sua empresa
  72. Como contratar bem? 10 erros para passar longe
  73. Talent Acquisition e Employer Brand em números
  74. Employer Branding e a influência do processo seletivo
  75. Recrutamento com tecnologia: as novas tecnologias e como isso afeta a sua área
  76. Diplomas versus talento: o que priorizar no recrutamento?
  77. RH em startups: quando é necessária uma área de RH?
  78. Budget de Recrutamento: O que incluir no recrutamento de marketing e vendas?
  79. Marketing e Vendas: como conseguir os melhores profissionais?
  80. Como avaliar candidatos em entrevistas feitas por videoconferência
  81. Retenção de Talentos: Como reter jovens talentos na sua empresa
  82. Como contratar um consultor de vendas usando simulação
  83. Livros para RH: 5 obras imprescindíveis para você
  84. Como Contratar Vendedores – O Guia Completo
  85. Customer Success: o Sucesso do Cliente em Foco
  86. Como Treinar e Rampar Times de Alta Performance
  87. Time de Vendas de Alta Performance

Alguns dias atrás ouvi de um cliente a seguinte frase: “Estou tendo muitos problemas ao contratar um consultor de vendas pois fico com um grande receio daquela pessoa que está na minha frente, por saber minimamente vender, estar simplesmente se vendendo bem e não seja exatamente o que eu quero ou preciso aqui na empresa”.

Contratar um profissional de vendas é tarefa árdua para muitas empresas e recrutadores. Contudo, saber com exatidão como se dá o dia a dia desse profissional, quais as principais tarefas do mesmo e metas pode ajudar bastante para que durante o processo seletivo, ferramentas de recrutamento como a simulação de vendas possam ser utilizadas da melhor forma.

 

O dia a dia de um consultor de vendas?

Independente da empresa, do tamanho, das funções ou áreas específicas, todos consultores passam por algumas etapas de uma venda, complexa ou não. Algumas das tarefas que todo consultor terá no dia a dia:

  • Entender se o que está vendendo tem fit para o cliente
  • Apresentações de produto para clientes que já conhecem sua solução ou não
  • Telefonemas |Conferências
  • Reuniões presenciais
  • Educação do lead
  • Negociação
  • Enfrentar objeções
  • Fechamento da venda.

 

Podemos basicamente já presumir que um consultor de vendas terá que se comunicar ativamente, ter capacidade de entender o outro lado de forma rápida. Ao mesmo tempo ser um consultor que conduz o lead, a um objetivo claro, que é o fechamento da venda.

A principal questão para quem está contratando um consultor de vendas: Como eu sei que esse cara que está na minha frente sabe realmente como fazer uma venda?

Através da simulação de vendas o recrutador consegue determinar ou pelo menos ter um grande norte se o profissional que está se candidatando tem o perfil ou não para vaga.

Antes de falar exatamente sobre como uma simulação pode ser estruturada, vou contar rapidamente algumas das experiências que já tive como candidato ao fazer simulações de vendas.

Sempre passava pela entrevista e era mencionado que a segunda parte seria uma simulação, não era surpresa no meu caso, porque de certa forma eu já esperava que passaria por isso e como eu estava me candidatando para vagas que exigem uma boa desenvoltura eu sabia que teria que passar por momentos desafiadores pela própria profissão.

Na minha opinião já se consegue ter uma pequena noção do perfil de candidato com a reação dele ao mencionar que será feita uma simulação de vendas repentinamente. O que eu buscava fazer antes de qualquer entrevista e logo simulação era entender exatamente o que a empresa fazia e qual seria minha função lá dentro, com isso eu já tinha em mente o que deveria falar e expor para o recrutador.

Então, quando a simulação iria começar eu pedia para que o recrutador me desse 5 minutos para estruturar meu pitch de vendas e qual seria meu objetivo naquela conversa. A estrutura importa e muito na hora de se passar por uma simulação.

 

O que avaliar em uma simulação de vendas

Agora indo ao ponto principal, o que o recrutador precisa ter em mente ao fazer uma simulação e o que avaliar ao contratar uma pessoa para vendas durante a simulação:

  1. Visto que o profissional de vendas precisa ter boa capacidade de entender o outro lado e o que ele precisa, um ponto fundamental a ser analisado é a empatia do vendedor, ou seja, compreender as dores e necessidades daquele cliente de forma a ser solícito e buscar caminhar a conversa para a solução da empresa. Ouvir mais do que falar é fundamental no processo da venda, logo muito importante em uma simulação.
  2. O segundo ponto a ser considerado é a desenvoltura do candidato. De nada adianta ele preencher todos os requisitos caso não esteja apto a se adaptar rapidamente a ambientes e pessoas com perfis diferentes a todo momento. Por isso acho importante a primeira reação do candidato na hora que o recrutador diz que fará uma simulação.
  3. Comunicação, um fator determinante que todo consultor precisa ter claro durante o processo de vendas é a forma como se comunica com o lead. Ter objetividade, ser claro e se adaptar ao cliente é fundamental na hora de uma venda, seja presencial, por telefone ou email. Se o cliente da simulação for pragmático, devemos (consultores) nos adaptar e não esperar que o lead se adapte a nós.
  4. Postura, mais um acréscimo da parte de comunicação porém tão importante quanto é a forma que o consultor se coloca na frente do lead. O lead não vai comprar de alguém acuado, com medo ou inseguro do que está vendendo, portanto, mostrar confiança na hora se uma simulação expõe o grau de maturidade na área do consultor.
  5. Dificilmente compramos um carro ou uma casa sem a ajuda de um consultor, porque são eles que possuem conhecimento sobre o produto e vão poder nos explicar o que queremos saber. Portanto, o grau de conhecimento sobre o que está vendendo e principalmente, como se coloca isso para o cliente é essencial durante toda a conversa com o lead. Conhecimento mostra que o consultor está apto a vender e ainda mais importante, entender se o lead realmente precisa do produto ou serviço da empresa e se precisa como será solucionada a dor.

 

Dica bônus

Ter cara de pau pode ajudar muito qualquer consultor de vendas. Portanto, cabe ao recrutador entender exatamente o que precisa para a vaga e também entender se o perfil daquele consultor é do tipo que vai se arriscar e fazer uma cold call ou ficará acuado e com medo.

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