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  92. Como Contratar Vendedores – O Guia Completo
  93. Customer Success: o Sucesso do Cliente em Foco
  94. Como Treinar e Rampar Times de Alta Performance
  95. Time de Vendas de Alta Performance

Hoje em dia, a presença digital de uma empresa se tornou um dos seus carros chefe. Tornou-se quase impossível pensar em relacionamento com os clientes e customer success sem pensar numa plataforma online para mantê-lo e desenvolvê-lo. Com isso, contratar marketing digital, seja por serviços ou um próprio profissional, é mandatório.

Se uma empresa quer crescer e se estabelecer de forma saudável no mercado, independente do ramo que ela ocupa, o marketing é essencial. Técnicas como SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing… Já fazem parte do cotidiano da divulgação de uma empresa.Porém, com esse grande número de técnicas e áreas de marketing, é difícil saber quando um candidato é de fato qualificado. Pensando nessa dificuldade, a Talentbrand montou um artigo que te ajudará a reconhecer quando um candidato tenta te enrolar.

Qual profissional de marketing digital é o ideal para minha empresa?

Um dos primeiros questionamentos que pode passar pela cabeça de um gestor é: qual profissional é o ideal para minha empresa?

Assim como com outras áreas, no marketing digital há diferentes profissionais para diferentes níveis de responsabilidade. Por exemplo: se você está começando uma empresa pequena de venda de cosméticos, talvez não faça sentido ter um time inteiro de marketing.

Ao mesmo tempo, se essa sua empresa está começando a construir uma presença digital do 0, também não fará sentido contratar um estagiário. Será preciso contratar um profissional mais experiente e que domine técnicas mais avançadas para traçar um plano efetivo e assertivo. Nesse caso, é recomendado um consultor de marketing.

Na outra ponta temos uma empresa de médio a grande porte, que já possui uma identidade digital e que tem um orçamento maior destinado ao marketing digital. Além de também já possuir um plano de marketing bem definido. Nesse caso, talvez ampliar o time com um estagiário, júnior ou até analista faça sentido.

Por fim, o que estamos tentando dizer é: faça uma análise das suas necessidades, orçamento e metas antes de contratar um profissional. Só dessa forma você será capaz de definir qual o colaborador ideal para sua empresa.

Como contratar um profissional de marketing digital?

Depois de decidir qual é o profissional de marketing ideal para o momento da empresa, é a hora de saber como contratá-lo. Nesse âmbito, podemos separar alguns pontos para você se atentar:

1. Procure um profissional curioso

O marketing digital exige do profissional um alto level de interesse na área. Isso porque, além de estar sempre se atualizando, é uma área que requer uma certa criatividade e aprendizado de diversos assuntos. Por exemplo: para ver uma palavra chave ideal, é necessário primeiramente entender o nicho da sua empresa.

2. Pesquise sobre conceitos chave de marketing digital

Essa é uma dica importante para quem não entende absolutamente nada – ou quase nada – de marketing digital. Se você não possuir o mínimo de conhecimento da área, selecionar um profissional será um pesadelo. Isso porque, é preciso saber avaliar não só suas soft skills, mas suas competências técnicas, as hard skills.

3. Questione-o sobre termos técnicos da área

Atrelado ao item anterior, podemos enfatizar a importância de questionar – especialmente se surgir no meio da conversa – o candidato sobre termos técnicos. Assim, você terá a oportunidade de entender um pouco melhor o seu nível de domínio no assunto.

4. É importante o candidato buscar se atualizar

Como qualquer área atrelada à tecnologia, o marketing digital sofre mudanças repentinas e pode, literalmente, mudar completamente do dia para noite. Então, para o profissional ser uma boa aposta de contratação, ele precisa estar preparado para sua realidade de mercado.

5. Avalie sua capacidade comunicativa

Muitíssimo importante! Qualquer pessoa que faz marketing digital precisa ser ótimo com comunicação. Pense: esse colaborador irá lidar diretamente com o seu público, seus clientes e muitas vezes até com ações institucionais – com os outros funcionários. Portanto, é crucial ele ter um ótimo domínio na forma com a qual ele se expressa.

6. Procure-o online (tente achar experiências anteriores)

Bom, estamos lidando com um profissional que trabalha diretamente com a imagem digital de uma instituição, entidade ou até pessoa. Se você o pesquisar no Google e não achá-lo em nenhum resultado ou ver que seus perfis estão incompletos, é melhor ter um pé atrás!

Onde encontrar esses profissionais?

Com uma riqueza de plataformas enorme destinadas a contratação, fica difícil saber por onde começar. Até porque, você pode se questionar: será que de formas mais tradicionais é possível achar bons profissionais de um ramo tão “moderno”?

Por isso, separamos aqui algumas formas que você pode utilizar para achar profissionais de marketing digital:

1. Procure página de nichos parecidos com o seu no Google

Uma ótima forma de averiguar alguém que tem já teve bons resultados e, inclusive, numa área parecida com a sua. Por exemplo: procure por empresas de cosméticos online e veja se consegue contatar um profissional que fez a empresa aparecer na primeira página.

2. Procure em plataformas online

Plataformas como LinkedIn e Vagas são ótimas para achar qualquer tipo de profissional, inclusive para marketing digital. Apenas atente-se de filtrá-los pelo seu crivo, já que muitos candidatos sem fit também poderão se candidatar.Contrate agências especializadas.

3. Contrate agências especializadas

Por fim, se você quer contratar um colaborador sem precisar passar por todo processo operacional de recrutamento e seleção, aconselhamos agências headhunters especializadas. Agências especializadas em procurar talentos serão capazes de achar um candidato altamente qualificado e com um fit cultural com a sua empresa.

Contratar em marketing digital: considerações finais

É inegável que estamos vivendo a era digital e a ela devemos nos adaptar. Atualmente, relações e confiança são construídas inclusive – senão até principalmente! – online. O que, com certeza, não deixaria de afetar a forma de fazer marketing das empresas.

Para não ficar para trás, as empresas terão que se comprometer com a construção da sua imagem digital. Por isso há uma crescente procura por saber como contratar marketing digital.

Caso precise de ajuda, conte com quem já tem experiência no assunto! Nós da Talentbrand somos profissionais em buscar talentos na área de marketing para você. 🙂

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